Mais um ano se cumpriu a tradição da feira da Trocovenda.
E se a época é sempre uma incógnica quanto a tempo, este domingo esteve mesmo óptimo para o convívio e para as trocas, claro das coisas da terra pelos euros do bolso.
Os Cucos, dirigidas pela prof. Helena Gonçalves, graças aos cházinhos, ao mel, ao licor, e ao vinho da Boxa, têm vindo a melhorar os seus dotes musicais, ali bem manifestados nas bonitas canções que nos apresentaram.
Claro que, é evidente, com toda a sua coragem e esforço, pois estas coisas da música não aparecem só porque se é dotado. Agora, o que os Cucos precisam é de "outros ninhos" para apresentarem os seus dotes musicais. Estão pois de parabéns todos os que fazem parte desta bonita "Cucaria"...
A prof Helena Gonçalves estava muito animada com o seu grupo. E os "Ai, Ai" das meninas da aldeia com o buraco na meia, fizeram a assembleia pedir mais.
Toda a assistência estava atenta. Até o cãozinho parecia calmo ao som da música
A Assembleia aplaudiu alegremente. E até a Ti Janeira não deixou de estar presente, apesar de vir em cadeira de rodas.
Mas, se os Cucos foram um prato especial, o vinho, a agua pé, os pastéis de bacalhau, a entremeada souberam a sobremesa. E o pessoal do bar soube representar o seu papel até ao último momento.
Bairrada é bairrista, e mais uma vez recebeu da melhor forma os amigos que a visitaram.
O "Farpas" faz as honras da casa e lá vai dizendo para o Eduíno, do Restaurante Galileu :"Vê lá se aprendes a fazer uns pastéizinhos de bacalhau..."
Para terminar, um bailinho à moda antiga, onde o Valdemar Dias e o António Simões, sanfonando nos seus acordeões, acompanharam os famosos fadistas da terra e arredores, e fizeram toda a malta dançar até mais não poder ser.
E agora, depois de darmos os parabéns, é esperar para o ano. Vai haver mais Trocas certamente.
De cá: