Onde tudo é tradição!
Domingo, 14 de Maio de 2006
Pouso a caneta e não escrevo

-paisagem Portela de S. Lourenço, 12maio2006

Pouso a caneta e não escrevo
Penso a rima e não versejo
Digo ao sonho, não me atrevo
Sem coragem, nem desejo!
.
Fiz-me ao dia sorrateiro,
Logo ao romper da aurora.
Sem atrasos nem demora
Procurei um bom terreiro,
Para dar um tiro certeiro
Com minh’ arma de relevo,
Peço perdão a quem devo,
Por não ser um bom guerreiro
Devolvo a arma ao armeiro
Pouso a caneta e não escrevo.
.
A arma da minha estima
Pontiaguda e deslizante
Retornou ao fabricante
Tem a mira um pouco acima
Altera-se com o clima
Desprovido como me vejo
Sendo grande o meu ensejo
Ainda que veja a Palaia
O Lebre mais sua faia
Penso a rima e não versejo.

.

Quando à tarde me passeio
Pelas serras da freguesia,
Em dias de ventania,
Confesso o meu receio,
Dos moinhos no seu volteio.
Vem a noite com seu enlevo
Serenar o bom mancebo
O sono enche-me a alma
Para não perder a calma
Digo ao sonho não me atrevo.

.

Se sonho que faço um verso
Posso até ficar vaidoso
Mas se acordo é curioso
Em problemas imerso
Pela certa me disperso
A vida que antevejo
Rouba-me o sabor do beijo
Das papoilas na seara
Anda à deriva e não pára
Sem coragem e sem desejo.

..........

António Directo, in: www.Pousaflores.net , 14 maio2006



publicado por Mimosa às 14:11
link do artigo | comentar | favorito

2 comentários:
De Jaulino a 26 de Maio de 2006 às 16:11
Caro António:
Parabéns!
Tenho andado meio longe, mas não poderia deixar de cumprimentar-te. Gostei muito da tua décima.
Abraço


De Mimosa a 27 de Maio de 2006 às 00:28
Ao Jaulino,
Desta vez não acertaste no alvo. Ele está muito mais perto de ti do que de mim, apesar da distância que vos separa. Um abraço.
AS


comentar artigo

mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

30
31


artigos recentes

Bairrada fez a festa da T...

Revista Miradouro Fez um ...

Pouso a caneta e não escr...

De Sol a Sol

Arménio Rosa Medeiros ed...

A FONTE DO MURTAL

Ás&Bisca

FONTE

O RIO

À FONTE DO MURTAL

arquivos

Outubro 2006

Setembro 2006

Maio 2006

Março 2006

Agosto 2005

Julho 2005

Novembro 2004

links
blogs SAPO
subscrever feeds