Onde tudo é tradição!
Terça-feira, 2 de Agosto de 2005
A FONTE DO MURTAL

Junto à fonte vão beber

Duas meigas andorinhas,

Morrem de amor sem saber,

As águas são penas minhas!

(Fado das minhas penas: Francisco Bandeira Mateus)

 *****

Eu cresci com essa fonte,

No mesmo ano nascemos,

 Daquilo que lá vivemos,

As lembranças que vos conte,

Cobrem a altura de um monte!

Junto à Cêrca a vi correr,

Com límpidas águas encher,

Cântaros, asados, barris.

Consta que hoje os Javalis

Junto à fonte vão beber!

******

Duma ponta vinha "O Moço",

Da outra vinha o "Surrimpa",

Junto à nascente mais limpa,

 Ambos regavam do poço,

Via-os à hora de almoço,

No balanço às "braçadinhas",

A despejar "barriquinhas",

Para engrossar a levada.

Tinham visita marcada

Duas meigas andorinhas.

*****

Do Murtal que te estimava,

Quem hoje não se admira!

Toda essa gente tão gira,

Que sedenta te visitava,

Nos teus degraus se sentava,

Para o cansaço vencer,

Partiu para não mais te ver!

Correm águas da nascente,

Abandonadas à frente,

Morrem de amor, sem saber.

*****

Guarda-te a velha sobreira,

Que ao toque da leve aragem,

Faz ouvir entre a ramagem,

Em canto, a história inteira,

De quem descia a ladeira!

Do aspecto que antes tinhas,

Desde o cimo das escadinhas,

Olhando o teu fontanário,

Resta o meu imaginário,

As águas são penas minhas! ..

*********

de:

Conterrâneo Anónimo



publicado por Mimosa às 02:01
link do artigo | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

30
31


artigos recentes

Bairrada fez a festa da T...

Revista Miradouro Fez um ...

Pouso a caneta e não escr...

De Sol a Sol

Arménio Rosa Medeiros ed...

A FONTE DO MURTAL

Ás&Bisca

FONTE

O RIO

À FONTE DO MURTAL

arquivos

Outubro 2006

Setembro 2006

Maio 2006

Março 2006

Agosto 2005

Julho 2005

Novembro 2004

links
blogs SAPO
subscrever feeds